Main Contents begins from here.

Sobre a Panasonic

Panasonic e SAVE Brasil se unem contra o tráfico ilegal de aves

Multinacional e ONG firmam parceria para combater a extinção de aves nativas como araras, papagaios e periquitos.

Líder mundial em desenvolvimento e produção de equipamentos eletrônicos, a Panasonic desenvolveu uma parceria com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil – que possui políticas e programas de conservação para a preservação das aves brasileiras. Com o apoio da Panasonic, a SAVE Brasil criou um programa em São Paulo específico para preservação das aves da família dos psitacídeos, da qual fazem parte as araras, os papagaios e os periquitos.

Estudos realizados sobre o tráfico de animais silvestres em todo o país revelam que as aves representam o maior número. Os psitacídeos estão entre os mais visados, devido à sua plumagem e inteligência. Dentro do novo programa, as aves recolhidas do tráfico ilegal serão tratadas e reinseridas na natureza em áreas protegidas e livres de traficantes. Estão previstas ainda campanhas de conscientização e suporte à rede de centros de triagem existente, entre outras ações integradas que visam proporcionar a sustentabilidade do programa e aumentar a visibilidade do tema junto ao público.

Desde sua fundação, a Panasonic tem como filosofia a preocupação com o meio ambiente. Com o objetivo de ser a empresa verde número 1 da indústria de eletrônicos até 2018, ano de seu centenário, a Panasonic vem desenvolvendo diversas ações sustentáveis em todo o mundo. “Acreditamos que esta parceria beneficiará diretamente dezenas de espécies de aves, proporcionando o retorno de centenas de indivíduos a natureza, de forma segura e monitorada”, diz Renata Assis, diretora de marketing da Panasonic no Brasil. A executiva lembra que a arara-azul grande (Anodorhynchus hyacynthinus), escolhida como símbolo da nova campanha de comunicação da Panasonic para a categoria de linha branca, está em extinção. 

Segundo a bióloga Jaqueline Goerck, presidente da SAVE Brasil “o maior benefício que este programa trará à ONG será a possibilidade de devolver estas aves em áreas mais seguras para que elas possam repovoar os ambientes naturais. O tráfico ainda é grande e muitas vezes destas espécies estão em extinção. Esta parceria será muito importante para que o projeto se estenda, futuramente, para todo o Brasil”.

O Brasil possui uma enorme variedade de plantas e animais silvestres, incluindo mais de 1800 espécies de aves, o que nos coloca, junto com o Peru e a Colômbia, entre os três países com maior diversidade de aves no mundo. Entretanto, o país é o primeiro em número de aves ameaçadas: são 152 espécies sob risco de extinção, muitas das quais só existem aqui. 

Sobre a SAVE Brasil

A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) é uma organização de sociedade civil sem fins lucrativos, que tem um foco especial na conservação das aves brasileiras. A ONG faz parte da aliança global BirdLife International presente em mais de 100 países e comparti


Footer navigation area begins from here.