Save Brasil

A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil - SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada à conservação das aves brasileiras. A SAVE Brasil representa a aliança BirdLife International no país e compartilha suas prioridades, políticas e programas de conservação para implementar os objetivos globais da aliança no âmbito nacional.

No Brasil, a BirdLife International iniciou um Programa em 2000 após identificar a necessidade de ações imediatas em determinadas áreas para evitar a extinção de aves criticamente ameaçadas. Foi criado então o Programa do Brasil da BirdLife International que, em 2004, deu origem à SAVE Brasil.

Seguindo os princípios da BirdLife International, a SAVE Brasil atua de maneira participativa e desenvolve estratégias e ações de conservação em conjunto com organizações da sociedade civil, empresas, governos e comunidades, visando conservar os
ambientes naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para mais informações visite
www.savebrasil.org.br

A BirdLife International é uma aliança global de organizações conservacionistas presente em mais de 100 países, que tem um foco especial na conservação das aves.

Criada em 1994, a BirdLife International trabalha em conjunto no planejamento de políticas, programas e ações de
conservação, compartilhando conhecimentos e experiências, visando fortalecer a capacidade e as influências locais das organizações parceiras.

Para mais informações visite
www.birdlife.org

[re]pense

Plano de Voo Panasonic e SAVE Brasil

O Programa Plano de Voo beneficiará diretamente dezenas de espécies de aves, proporcionando o retorno de centenas de indivíduos a natureza, de forma segura e monitorada. Proporcionará também um mapeamento inédito da situação real do tráfico ilegal de aves no Brasil, conhecimento duradouro e de valor incalculável, um verdadeiro legado para a conservação do meio ambiente brasileiro como um todo.

Para além da fundamental contrapartida ambiental, o início de um programa focado no tema do tráfico ilegal, incentivará a disseminação do assunto, que possui grande relevância, aumentando o interesse por parte da sociedade civil e proporcionando o início de uma mudança de atitude em relação ao tráfico de animais.

Atividades Propostas

Mapeamento da situação atual nos centros de triagem de apreensão de psitacídeos no Estado de São Paulo
Identificação e cadastramento em um banco de dados de propriedades adequadas para a recepção dos animais (informações sobre tipo e tamanho da área de vegetação natural, grau de preservação e proteção e informações sobre espécies existentes no local)
Realização de parcerias com os órgãos públicos de fiscalização e apreensão e com os Centros de Recuperação e Avaliação
Treinamento de voluntários para auxiliar no tratamento das aves apreendidas recebidas nos centros de triagem
Integração dos projetos de soltura já existentes.
Elaboração de protocolos de soltura e monitoramento (baseados em dados científicos).
Marcação e soltura nas propriedades cadastradas de animais oriundos de apreensões do tráfico ilegal que estão em boas condições.
Monitoramento das solturas realizadas ao longo de períodos estabelecidos de acordo com a espécie e local de soltura.
A Panasonic não incentiva a criação domiciliar de aves.
Esta campanha não utilizou nenhum animal silvestre. As imagens da arara foram geradas por computação gráfica.

 

SAVE Brasil BirdLife Affiliate